Professor Alex Martoni
Neste módulo, estudamos sobre a
Arte Cinematográfica: origem, conceituação, etimologia, tecnologia, indústria cinematográfica.

O que é cinema?
A arte das imagens em movimento.O cinema é resultante de uma teoria desenvolvida por volta do ano de 1824, pelo cientista Peter Roget. É o
Princípio da visão no tocante a objetos móveis afirmando que a persistência retiniana de uma imagem, mesmo após ter desaparecido, continua a sensibilizar a visão e o sistema neurológico, por uma fração de segundos. Com isso temos a impressão de movimento das imagens.
O desenvolvimento tecnológico ocorrido no século XIX, influenciou o nascimento do cinema e a primeira sessão ocorreu em 1895, em Paris, quando foram exibidos três curta-metragens dos irmãos Lumière:
- A saída dos operários das fábricas Lumière
- A chegada do trem na estação
- Regador regado
A saída dos operários das fábricas Lumière - 1895
A chegada do trem na estação - 1895
Regador regado - 1895
Nesta aula aprendemos a gramática cinematográfica que tem como principais elementos os enquadramentos, planos, ângulos, movimentos de câmara e montagem. É um universo interessantíssimo e conhecê-lo melhor nos permite ter um olhar diferente em relação ao cinema, a cada produção cinematográfica bem como a toda equipe técnica e artística envolvida na produção de um filme.
Literatura e Cinema em sala de aula
Um dos momentos mais ricos das aulas foi quando aprendemos a analisar filmes, analisando-os. Para tal nada mais nada menos que o mestre dos filmes de suspense Alfred Hitchcock. Neste primeiro momento analisamos seu filme
Janela Indiscreta, de 1954 nos Estados Unidos,com os atores Grace kelly, Wendell Corey, Thelma Ritter, Raymond Burr dentre outros. O filme tem duração de 107 minutos e pertence ao gênero suspense.

No meu entender, um ítem extremamente interessante no cinema é a questão do ponto de vista, pois podem ser vários, uma vez que várias são as vozes no processo narrativo. Na imagem abaixo podemos destacar alguns pontos de vista:

O do fotógrafo Jeff
O da namorada Lisa
O da Srª Coração Solitário
O da máquina fotográfica
Inclusive sobre o ponto de vista é a tese do doutorando Alex Martoni, nosso professor. As discussões fora muitas em sala para entendermos com clareza este assunto. Outros filmes que analisamos com atenção foram:
Este último analisamos três versóes produzidas em países e anos diferentes.

Obsessão é um filme italiano, produzido por Luchino Visconti em 1943. Foi inspirado no romance "O destino bate à sua porta" de James Cain. Tem no elenco a atriz Clara Calamai, Massimo Girotti e Juan De Landa . Visconti faz uma produção puramente italiana sendo quase toda a filmagem em locações reais, fazendo com que este filme seja considerado um marco inicial do movimento neo-realista.
Já em 1946, com estilo americano a história é levada novamente ao cinema porém conservando o título original. Os atores são Lana Turner e John Garfield. Nesta versão o filme ganha um caráter mais psicológico graças a voz em off de Frank, personagem de John Garfield que conduz o olhar do espectador.
Na versão de 1981 sob a direção de Bob Rafelson, foi mantido o título original e tem como atores Jack Nicholson e Jéssica Lange. Rafelson investiu na tensão sexual entre os personagens Frank e Cora assim como na vida sem projetos e ociosa dos personagens desejando mostrar a realidade dos anos 80. No clima de tensão gerado pelas ações cínicas dos personagens é classificado como drama; segundo algumas críticas é apenas um bom filme comparado com a versão de 1946 de Garnett.
Para nós fica a beleza de apreciar uma história na ótica de três autores diferentes em épocas diversas, onde é apresentada a cultura de cada momento em seus aspectos políticos, sociais e culturais. Ótima conquista que estamos fazendo, aprender a analisar einterpretar o cinema com as informações que nos transmite.